
Guarapuava avança em ciência médica, pesquisa e tecnologia com projetos na Cidade dos Lagos
O município de Guarapuava avança significativamente na consolidação de sua infraestrutura de ciência, saúde e inovação tecnológica, com múltiplos benefícios à população regional, estimada em mais de 500.000 habitantes, favorecido pelas instalações de saúde, educação e projetos de pontas no Parque Tecnológico Cidade dos Lagos.
Com investimentos públicos e privados, as iniciativas concentram programas voltados à formação acadêmica, pesquisa aplicada e medicina de precisão, aliando o conceito da Cidade dos Lagos, como centro de referência de desenvolvimento social e econômico, às políticas estaduais e federais de fomento ao crescimento, posicionando Guarapuava como referência nacional em biotecnologia, saúde integral e educação universitária.
Os programas e atendimentos ao público estão distribuídos entre as unidades do Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, Hospital Regional, Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC), Cilla Tech Park (CTP), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), além da significativa participação da iniciativa privada
Mais um passo nesse sentido, a Clínica Escola da Unicentro, construída num prédio anexo ao Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, inicia a partir desta quinta-feira (24) atendimentos de pacientes do SUS em especialidades da medicina e enfermagem. A previsão é de que, a partir do segundo semestre deste ano, com o funcionamento uma farmácia de dispensação (apenas com receita), a Clínica Escola atenda até 2.000 pacientes, de 23 municípios da 5ª Regional de Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
Investimentos públicos e privados na Cidade dos Lagos atraem projetos de desenvolvimento científico, gerando benefícios à população regional, estimada em mais de 500.000 habitantes.
Neste mês de abril, outros eventos contribuíram para o fortalecimento de Guarapuava nesta área, entre eles a implantação do bloco didático da Unicentro no Hospital Regional, uma estrutura com quatro salas de aula, biblioteca e auditório, destinada ao ensino de graduação e pós-graduação, com foco na formação médica. O projeto é resultado de cooperação técnica firmada entre as Secretarias Estaduais da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Unicentro, visando promover a integração entre ensino, pesquisa e assistência hospitalar. Os estudantes de medicina da instituição realizarão o internato no Hospital Regional, qualificando a formação prática em ambiente clínico real.
Outro destaque é a atuação do município como Centro Âncora do Genoma SUS, um dos oito núcleos nacionais na execução do programa federal, tendo como base os laboratórios do IPEC, na Cidade dos Lagos. Em âmbito estadual, o Instituto de Guarapuava abriga o projeto Genomas Paraná, que já realizou 1.200 sequenciamentos genéticos de um total previsto de 3.105. O programa visa identificar variantes genéticas associadas a doenças prevalentes, subsidiando o desenvolvimento de protocolos de medicina personalizada e estratégias preventivas em saúde pública.
Também foi lançado o Laboratório de Espectrometria de Massas, parceria da empresa Repinho e a Unicentro, com tecnologia de ponta para análise de moléculas e biomarcadores, priorizando, inicialmente, programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e em Nanociências e Biociências da universidade estadual.
Entre 29 de setembro e 3 de outubro, Guarapuava sediará a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, principal evento científico do estado, que ocorrerá no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. A programação contará com participação do Cilla Tech Park, que também promoverá a Jornada Educatech, maior encontro regional voltado à difusão de ciência, tecnologia e inovação.
Todas essas ações valorizam Guarapuava como centro de convergência de investimentos estruturantes, políticas públicas e parcerias institucionais, uma estratégia regional robusta de fortalecimento da ciência aplicada, com impactos diretos na formação acadêmica, na saúde pública e no desenvolvimento tecnológico do interior do Paraná.