
Atendimento da Clínica Escola da Unicentro beneficia pacientes do SUS de toda a Região Central do Paraná
Obra inaugurada nesta quinta-feira (24), na Cidade dos Lagos, tem mais de 2.000 metros quadrados e 19 ambulatórios médicos especializados.
A região de Guarapuava, congregada por todos os municípios da 5ª Regional de Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde, conta com uma nova estrutura de atendimento especializado em saúde, com a inauguração, nesta quinta-feira (24), da Clínica Escola da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na Cidade dos Lagos.
Com uma área de 2.096,45 metros quadrados e 19 consultórios, em área anexa ao Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, a Clínica se destina a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios, que terão assistência com especialistas nas áreas da Medicina, Enfermagem e Farmácia. Com a construção de uma farmácia de dispensação, específica para pacientes com receitas e que será entregue no segundo semestre deste ano, a estimativa é de que até 2.000 pessoas receberão benefícios diretos da nova Clínica.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os Secretários de Estado Beto Preto (Saúde) e Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, os deputados Ademar Traiano e Artagão Junior, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, o diretor da Cidade dos Lagos, empresário Odacir Antonelli (professor “honoris causa” da Unicentro), o reitor Fábio Hernandes e o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, o diretor do campus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, o diretor do Cilla Tech Park (CTP), Vilso Dubena, autoridades e lideranças municipais, professores e acadêmicos dos cursos de saúde da universidade estadual.
POLO ESTADUAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A consolidação de Guarapuava como um dos principais polos de ciência e tecnologia em saúde foi a tônica dos pronunciamentos. O secretário Beto Preto disse não ter dúvidas de que os investimentos que estão sendo realizados pelo governo do Estado vão transformar Guarapuava no “maior centro de saúde especializada e com medicina de alta precisão do Paraná”. Na mesma linha, o secretário Aldo Bona citou que os recursos destinados de sua área aos municípios paranaenses, em especial Guarapuava, foram multiplicados nos anos recentes.
O empresário Odacir Antonelli foi homenageado com uma placa de agradecimento da Unicentro. É de sua iniciativa a doação do terreno onde foi construída a Clínica Escola, além de outros 6.000 metros quadrados que abrigarão a Reitoria e todo o setor administrativo da Unicentro e mais 4.000 metros quadrados para ampliar as unidades acadêmicas de graduação e pesquisa da universidade. Ao todo, serão cerca de 12.000 metros quadrados oferecidos pela Cidade dos Lagos à educação e ciência no ensino de 3º grau, com reflexos diretos na assistência à população.
A Clínica Escola vai dar amparo a pacientes que recebem o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde em seus municípios de origem. Junto com os profissionais especialistas, estarão acadêmicos dos cursos de saúde da Universidade, incluindo os estudantes pós 5º ano de Medicina (período de internato, de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula) e os médicos em fase de residência (uma das etapas finais da graduação médica).
Toda essa estrutura está ao lado do Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, uma das referências no tratamento de câncer e de cardiologia, dotado de equipes e de equipamentos de última geração, que poderão servir de suporte aos ensinamentos dos estudantes universitários.
ORIGEM DOS PROJETOS E HOMENAGENS
Até hoje, os trabalhos da Clínica eram realizados no campus Cedeteg, em condições inferiores às oferecidas na Cidade dos Lagos. A partir de agora, a Unicentro oferece qualidade maior e com condições de expansão, critérios ressaltados pelo reitor Fábio Hernandes e pelo vice-reitor Ademir Fanfa Ribas. O diretor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, do campus Cedeteg, também enalteceu o desprendimento do empresário Odacir Antonelli: “Se todas as universidades do Paraná tivessem um empresário como o Odacir Antonelli, elas, que já são de excelência, seriam melhores ainda” – pontuou.
O deputado estadual Ademar Traiano, ex-presidente da Assembleia Legislativa, afirmou que estes avanços não seriam possíveis sem o trabalho voluntário do empresário Odacir Antonelli. Ele citou que foi procurado por Antonelli no início dos projetos e entendeu a proporção que os investimentos iriam tomar, com a construção de um sistema arrojado na área de saúde.
Em solenidade posterior à da Clínica Escola, no auditório do São Vicente Cidade dos Lagos, as autoridades se reuniram para uma homenagem ao deputado Ademar Traiano. Em conhecimento ao apoio que o parlamentar deu à instituição, a Provedoria nominou o Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI) como “Ala Ademar Traiano”.
Detalhes técnicos da Clínica Escola:
Área construída: 2.096,45 m²
Valor empregado: R$ 9.769.372,09