Natureza
Dentro da Cidade dos Lagos há uma ligação transversal de questões como segurança, trabalho, saúde, mobilidade, educação, entre outros pontos, tendo como horizonte a preservação ambiental. Dos 3 milhões de metros quadrados, 40% representam áreas verdes, que são espaços para relaxamento e integração ao meio natural.
No bairro foram construídos cinco lagos artificiais, dotados de controle hídrico. Além disso, um atrativo que é parada obrigatória para moradores e visitantes é a cachoeira localizada na região perimetral do empreendimento.
Entre os parques, os destaques são: o Central Park, que é um parque com 10 hectares formado por espécies outonais; e o Parque Linear, que margeia o bairro e possui espécies nativas e frutíferas. Todas essas opções estimulam um estilo de vida saudável, afinal, aliado às áreas verdes estão as ciclovias e espaços para caminhadas e corridas.
Outro destaque natural integrado ao bairro, que representa um grande trabalho de preservação ambiental é o Parque das Araucárias. Considerado o maior parque urbano a agregar a árvore que é o símbolo do Paraná, a área de conservação têm 104 hectares, sendo 26 destes de florestas nativas. Nele, é possível fazer trilhas em meio às araucárias ou até mesmo um piquenique com a família e amigos nos vastos gramados.
A conservação ambiental do bairro é uma preocupação permanente, já que todas as construções realizadas dentro dele – sejam empresariais ou residenciais – obrigatoriamente devem passar pelo crivo da Associação Cidade dos Lagos Bairro Inteligente, que tem uma central de aprovação de projetos, baseada em um regimento interno que preza, entre outros pontos, pelo equilíbrio ambiental.